MÉTODO DE GESTÃO ESTRATÉGICA

Uma equipe dedicada a criação e execução das estratégias para a lucratividade

Método de Gestão Estratégica

Objetivo: Formular, executar e avaliar as decisões de negócios para o crescimento lucrativo. O ciclo de ações é sistêmico, participativo, envolve aprendizagem e está ancorado nos princípios do Balanced Scorecard. O método compõe-se de 6 fases:

1. Analisar problemas e desafios: Análises internas e externas para entender os fatores críticos de competitividade e geradores de crescimento lucratividade da empresa como sintomas e fraquezas envolvendo a lucratividade, comoditização x diferenciação, uso de sistemas de gestão financeira, concorrência e valor para os clientes, gestão de portfólio e mentalidades para mudança das lideranças.

2. Definir caminhos estratégicos: Desenvolvimento de estratégias, objetivos, projetos, metas e indicadores a partir das perspectivas financeira, de clientes e mercado, de processos internos e de pessoas e informações. Iniciativas para superar os problemas e desafios imediatos e de longo prazo, e execução de ações geradoras de crescimento lucrativo.

3. Alinhar as lideranças e as unidades de negócio: Gestão da estratégia pressupõe pactuar ações, metas, indicadores, alocação de recursos e orçamentos, comunicação contínua e o aprimoramento da sinergia entre as unidades de negócios. Alinhar significa motivar as equipes para e execução dos projetos, superar os conflitos departamentais e tornar os líderes facilitadores da execução.

4. Colocar a "mão na massa": Contribuímos diretamente na execução da estratégia, no desenvolvimento de técnicas e processos de gerenciamento dos projetos e planos de ações, na gestão de portfólio, clientes e mercados, na gestão da inovação, especialmente no desenvolvimento de produtos e processos, no monitoramento das ações via dashboards e no processo de desenvolvimento de lideranças.

5. Capacitar na execução: Em todas as etapas do processo de gestão para o crescimento lucrativo, das análises situacionais às avaliações de resultados, o envolvimento das lideranças e equipes é central. Realizamos reuniões estratégicas e operacionais conduzindo-as com o enfoque do crescimento lucrativo e do aprendizado.

6. Monitorar e avaliar a execução: A avaliação da execução e das metas de resultados ocorrem em reuniões operacionais e estratégicas: as reuniões de análise da operação têm o objetivo de verificar o desempenho departamental e funcional para tratar os problemas emergentes e avaliar os indicadores e metas de processo. As reuniões de análise estratégica têm o objetivo de debater as metas e indicadores de resultados e buscar soluções para os fatores críticos envolvendo o crescimento lucrativo, a proposta de valor, a concorrência e as condições dinâmicas do mercado.

As reuniões de análise estratégica têm o objetivo de debater as metas e indicadores de resultados e buscar soluções para os fatores críticos envolvendo o crescimento lucratividado, a proposta de valor, a concorrência e as condições dinâmicas do mercado.